Últimas resenhas:

15° Resenha: Orgulho e Preconceito de Jane Austen


Boa tarde queridos leitores *-*
Hoje trago para vocês a resenha de um livro que se tornou um dos meus favoritos, "Orgulho e preconceito" de Jane Austen ♥
O romance de época clássico que sempre tive muita curiosidade de ler, finalmente entrou na lista dos lidos/favoritos/inesquecível!
Vamos a resenha?
Livro: Orgulho e Preconceito
Ano: 2012
Páginas: 479
Autor (a): Jane Austen
Editora: Martin Claret
 Imagem relacionada



Os Bennets são a família de um casal e suas cinco filhas moças. Jane, a filha mais velha, é bondosa e é apenas bondade que vê nos outros, Elizabeth é inteligente, 
perspicaz e divertida, Mary é esforçada, se dedica muito aos estudos, Kitty é muito unida com sua irmã Lydia, a qual é teimosa e espevitada. A mãe das moças, Sra. Bennet,
se preocupa demasiadamente em arrumar maridos para suas filhas, chegando, muitas vezes, a ser inconveniente para isso.
O condado de Hertfordshire, onde fica Longbourn propriedade dos Bennets, se agita com a chegada de dois cavalheiros ricos. Sr. Bingley, um homem muito gentil, educado e atencioso, logo se encanta por Jane, assim com ela por ele.

O outro cavalheiro é o Sr. Darcy, homem que logo todos julgam orgulhoso e arrogante, muito diferente de seu amigo Sr. Bingley. 
Sr. Darcy logo causa antipatia em Elizabeth por seus modos tão pouco corteses e por ele julgar sua beleza não o bastante para ele.
Assim o livro segue com a expectativa de casamento do Sr. Bingley com a mais velha das moças Bennets, bailes, e descoberta de verdadeiros caráteres. 


Acredito que muitas pessoas já conhecem a história de Orgulho e Preconceito, com foco em Sr. Darcy e Elizabeth ♥. 
É admirável a escrita de Jane Austen, e o tanto que, por realmente viver essa época, a escrita nos faz nos sentir no século 19. É muito impressionante os diálogos tão inteligentes e personagens brilhantemente construídos.
Abaixo algumas citações:
"Ela descobriu, o que já fora descoberto algumas vezes antes, que algo intensamente desejado, ao acontecer, pode não provocar toda a satisfação."
(Pág 305)
"É verdade - replicou Darcy, que não consegiu mais conter-se -, mas isso foi só quando a vi pela primeira vez. Já há muitos meses a considero uma das mais lindas mulheres que conheço."
(Pág 340) 
"Adorava os campos e os livros, e desses gostos vinham suas principais alegrias."
(Pág 304)
"Seus olhos imediatamente se cruzaram, e as faces dos dois logo enrubesceram intensamente. Ele estremeceu e, por um momento, permaneceu paralisado pela surpresa, mas, logo se recompondo, avançou na direção dos três e falou com Elizabeth, senão com perfeita serenidade, pelo menos com perfeita cortesia."
(Pág. 318)
"Ela nunca sentira tão sinceramente que podia amá-lo quanto agora, quando todo o amor já era em vão."
(Pág. 347) 
"Mas, acima de tudo, além do respeito e da estima, havia dentro dela um motivo de simpatia que não podia ser desprezado. Era a gratidão, gratidão não só por tê-la amado, mas também por ainda amá-la a ponto de perdoar toda petulância e a indelicadeza de sua maneira de rejeitá-lo e todas as acusações injustas que acompanharam tal rejeição."
(Pág. 333)

 O livro é então maravilhoso, e acredito que seja aquele tipo de obra que todos deveriam conhecer e apreciar, e para todos se tronará inesquecível.


PS: A adaptação cinematográfica é igualmente bela ♥

Resultado de imagem para pride and prejudice movie
(Família Bennet)




Resenha By: Giovana

Nenhum comentário:

Faça um comentário e me deixe feliz ♡

Feito com ♥ por Laís Portal